Patty Smith

Apresentação criativa | A lição da princesa


Esta história é contada por mim, um espelho que se situa no quarto de uma princesa que vivia no castelo de Guimarães.
Todos os dias, a princesa, ao anoitecer, ia ao quarto para se preparar para o jantar e criticava todas as pessoas. Eu era obrigado a ouvi-la.
Até que um dia, farto de desejar poder falar, isso aconteceu. De súbito, reparei que começava a ficar sem cor e temi a reação da princesa, porque tudo no seu quarto era colorido.
Como todos os dias, a princesa iniciou as suas críticas, queixando-se de que ninguém gostava dela. Quando reparou em mim, ficou pasmada e a perguntar-se o que é que me tinha acontecido. Eu respondi-lhe, mas ela não quis saber, porque só lhe interessava a aparência e não o que eu sentia.
Como sou muito sábio, disse que a ajudava a ser uma boa princesa. Ela rapidamente saiu do quarto e foi buscar uma gravata do pai para eu ficar mais bonito. Acrescentou que não queria desmaiar perante a minha falta de cor.
A sua primeira lição foi a de simpatia e, assim, começou a ser simpática com todas as pessoas, que acharam estranha esta mudança.
Na segunda lição, aprendeu a ser generosa. Decidiu ir à feira, o que não era habitual, onde comprou muitas roupas que repartiu com a criada, deixando-a, inclusivamente, escolher algumas peças para si.
Quando chegou ao castelo, contou-me tudo.
Claro, eu fiquei muito orgulhoso.